Capa da single de Blame It On The Boogie |
A Cover Dance de hoje é Blame It On The Boogie, gravada por Big Fun em 1990, mas o que você não sabe é a versão dos Jacksons também não é a original, é um cover.
Blame It On The Boogie é uma canção Disco, originalmente lançado em 1978 tanto pelo cantor e compositor Mick Jackson como (na sua versão mais famosa) pelo grupo The Jacksons, e mais tarde foi também gravado por inúmeros outros artistas.
Contracapa do maxi single de Mick Jackson |
A canção é de autoria de Mick Jackson (creditado como George Michael Jackson-Clarke), bem como irmão de Michael, David Jackson, e Elmar Krohn.
Mick Jackson (não confundir com Michael Jackson), nascido Michael George Jackson (Münster, 2 de novembro de 1947) é um cantor e compositor inglês. Jackson gravou sua versão antes que o grupo de apoio do conjunto The Jacksons encontrasse a canção no Midem, a feira da indústria da música em Cannes. Em função de um atraso na fábrica que produzia o single de Mick, no Reino Unido, as duas versões foram lançadas a semanas uma da outra. A imprensa na época notou a semelhança dos nomes e a coincidência nos lançamentos, apelidando a situação de "The Battle of the Boogie" com os dois discos disputando posições nas paradas. As estações de rádio frequentemente dividiam-se nas execuções das versões. Radio One tocou somente a versão de The Jacksons, a Capitol Radio tocou somente a versão de Mick. A imprensa também se dividiu. A "Melody Maker" não resenhou a versão de Mick, mas elogiou a dos Jacksons e incorretamente a ela se referiu como de "autoria própria" (em 16 de setembro de 1978), enquanto NME elogiou Mick como o vencedor da "batalha", dizendo que sua versão era "muito superior" (em 7 de outubro de 1978).Apesar da imensa popularidade da canção, ter duas versões nas paradas ao mesmo tempo dividiu o público e na prática significou que nenhuma das versões chegou ao topo das paradas. A versão de Mick atingiu a 15ª posição e a dos The Jacksons atingiu a 8ª posição na parada de singles do Reino Unido.
O lançamento subsequente de Mick Jackson em 1979, "Weekend" também foi lançado na mesma semana que a do segundo single do disco "Destiny" do The Jacksons. As canções entraram nas paradas no mesmo dia, chegando à 38ª e à 39ª posição, respectivamente, nas paradas do Reino Unido e os dois Michael Jackson apareceram na mesma edição do programa Top of The Pops. O single de Mick, "Weekend", durou oito semanas nas paradas, igualando-se ao seu sucesso anterior e evitando o rótulo one-hit wonder (artista de um só sucesso).
Jackson lançou três álbuns - Weekend (Atlantic Records, 1979), Step Inside My Rainbow (CBS Records, 1980) e "Square Deal" (1982). Mick Jackson trabalhou com vários artistas, tais como David Knopfler, Eric Burdon, Lisa Stansfield e Barry Manilow.
Capa do Album Triumph de 1980 |
The Jackson 5 (também chamados de The Jackson Five, Jackson Five, The Jackson 5ive, Jackson 5ive e The Jacksons) foi um grupo musical de R&B e Soul dos Estados Unidos. O grupo era formado pelo cantor Michael Jackson e os demais integrantes da Família Jackson, seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, posteriormente incluindo Randy. Ao longo dos anos em que o grupo permaneceu junto, venderam cerca de 113 milhões de álbuns.
Capa do Album A Pocketful of Dreams de 1990 |
Big Fun era uma boy band inglesa que atuou entre 1988 e 1994. A banda consistia de Phil Creswick, Mark Gillespie e Jason John (também conhecido como Jason Herbert). Eles foram produzidos pela Stock Aitken Waterman. Seu único álbum, A Pocketful of Dreams foi lançado em 1990, e alcançou o top 10 na UK Albums Chart. Os singles lançados do álbum incluíram "Blame It on the Boogie", uma versão cover do hit de 1978 dos The Jacksons, "Can't Shake the Feeling" e "Handful of Promises". "I Feel The Earth Move" foi concebido para ser seu primeiro single (e cópias promo foram circuladas), mas sua liberação foi cancelada em favor de "Blame It on the Boogie". Seu último single "Stomp!" foi lançado em 1994, sob o nome 'Big Fun II', como Jason John havia deixado a banda. Embora isso não tenha conseguido obter o sucesso comercial de seu trabalho anterior, alcançou a parada de dança nos Estados Unidos.
Capa do Single Blame It On The Boogie |
Todos os três membros da banda são gays, mas foram informados por Pete Waterman que eles não poderiam sair do armário, pois isso arruinaria a carreira deles. Depois de se separar, Creswick tornou-se pintor e decorador, e John voltou a ser um booker modelo e gerente de música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário